Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Como descartar objetos que têm mercúrio




Quando uma lâmpada ou termômetro contendo mercúrio é quebrado, a primeira atitude é isolar a área, fechar portas e janelas e usar um equipamento mínimo: máscara cirúrgica descartável e luva reforçada para que não haja o risco de contato. Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água; a água reduz a possibilidade da evaporação. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água. Após a limpeza, deve-se abrir novamente portas e janelas para ventilar o ambiente.
O recipiente com o mercúrio tem de ser bem vedado com fita adesiva e entregue a um dos locais que fazem o descarte correto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda depositar o material nos pontos que recebem pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes (veja a lista abaixo), já que as empresas que fazem o recolhimento são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.
Em 2008, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) editou a Resolução 401/08, responsabilizando os produtores sobre o descarte correto de objetos que contêm mercúrio, porém somente para pilhas e baterias em geral. Em agosto deste ano, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento cria a logística reversa, obrigando fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores a recolher certos produtos, após o uso pelo consumidor final. O programa prevê o recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. A regulamentação da logística reversa deve se apresentada até o final de novembro. A partir de sua publicação, as empresas têm até 2014 para se adaptar à nova lei. Enquanto o processo segue seu curso, já é possível descartar corretamente em razão de algumas iniciativas.

                                                                         O descarte correto

Antes mesmo de a PNRS ser aprovada, algumas lojas, supermercados e drogarias já recolhiam o material residencial com mercúrio, realizando a logística reversa. Alguns sites especializados ainda reúnem listas com endereços para se fazer o descarte correto.

                                                                           Pilhas e baterias

Drogaria São Paulo - Tel.: 0800 015 20 70

Banco Real

Tim

Pão de Açúcar
Lâmpadas fluorescentes

Lojas Leroy Merlin

Philips - Tel.: (11) 2121-0203 (Grande São Paulo)/ Tel.: 0800-701-0203 (demais cidades).
                                                          Para o descarte de materiais diversos

E-lixo (Governo do estado de São Paulo)

Cempre (recicladores dos mais diversos materiais em todo o país)
                                                                    Termômetros

Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas, de acordo com o Disque Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, pois as empresas que fazem o recolhimento destes objetos são especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.

                                                                       Saiba mais
Onde o mercúrio é usado:

> Termômetros

> Lâmpadas fluorescentes

> Barômetros

> Baterias

> Amálgamas dentários

> Laboratórios médicos e hospitalares

> Indústria

> Mineração

O que pode ocorrer com quem fica exposto ao mercúrio:

> Febre

> Tremores

> Sonolência

> Delírios

> Fraqueza Muscular

> Náuseas

> Cefaléia

> Reflexos Lentos

> Memória falha

> Mau funcionamento dos rins, fígado, pulmão e sistema nervoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário