Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Prática de Biologia - 2º ano - 2011 - Pteridófitas - Soros de Samambaia

         Observar o desenvolvimento de um novo indivíduo de samambaia a partir de seus esporos:

a) Material: Uma folha fértil de samambaia com os soros bem evidentes; pincel; lupa; papel sulfite;dois copos de plásticos ou recipeintes com um pouco de terra.
b) Selecionar uma ou duas folhas férteis de uma samambaia em que os soros estejam bem evidentes e maduros (a coloração em geral é castanho-escura ou cor de ferrugem). Com a lupa, observe a aparência dos soros. faça um desenho em seu caderno registrando os dados observados.
c) Com um pincel, raspe um dos soros de modo que os esporos caiam sobre a folha de sulfite. Mais uma vez, observe-os com uma lupa e registre suas conclusões no caderno.
d) Prepare os copos de plásticos ou recipientes com terra para a próxima etapa do experimento. Molhe a terra em apenas um dos copos, de modo que fique bem úmida. Com cuidado, deixe alguns esporos caírem na terra úmida. mantenha a terra do outro copo completamente seca.
e) Deixe o copo com a terra úmida em local sombreado, evitando luz solar direta, mas não no escuro total. Diariamente, coloque um pouco de água sobre a terra do copo ou recipiente. Não encharque a terra, apenas a mantenha úmida. A terra do outro copo deve ser mantida seca e exposta à luz solar direta.
f) Desse ponto em diante, observe diariamente o que ocorre com o experimento nos dois copos ou recipientes. Anote tudo no seu caderno. Se preferir, faça desenhos coloridos de tudo que observar ou fotografe. Utilize a lupa para observar os detalhes.
Após o experimento responda as seguintes perguntas:
1. houve diferenças na germinação dos esporos nos dois copos? Que diferença foram essas?
2. Quantos esporos germinaram no total depositado em cada copo?
3. Que tipo de estrutura germinou dos esporos? Cite o nome dessa estrutura e descreva-a com o máximo de detalhes possível.
4. A estrutura observada participa de qual etapa do ciclo reprodutivo das pteridófitas?
5. A que você atribui as possíveis diferenças de resultado nos dois copos?
6. Se você continuar observando o desenvolvimento da estrutura descrita, que etapa seguinte do ciclo das pteridófitas deverá ocorrer?
ATENÇÃO: NÃO COLOQUE ESPOROS DEMAIS SOBRE A TERRA, POIS PODERÁ ATRAPALHAR AS OBSERVAÇÕES POSTERIORES.
Fonte: Livro de Biologia- Ser Protagonista 2 - Edições SM- Organizadores: Fernando Santiago dos Santos, João Batista Vicentim Aguilar, Maria Martha Argel de Oliveira - p.119- 1ª edição 2010.

3 comentários: