Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Barreira de cabelo é usada contra óleo no Golfo do México

Aparato consegue absorver o líquido do vazamento; 181 toneladas de cabelo estão sendo direcionadas para o desastre

por Redação Galileu


Parte da solução para conter o desastre ambiental após o derramamento de óleo no Golfo do México está os salões de beleza. Os cabelos (e podem ser aqueles que vão para o lixo na barbearia) têm a propriedade de absorver com bastante eficiência o óleo – o que explica porque seu fica oleoso tão facilmente. Junto com compostos de plástico, eles estão sendo usados em barreiras no mar para tentar conter o vazamento.

A empresa Matter of Trust, em São Francisco, já produz esse barreiras com sacos de nylon preenchidos com cabelos humanos e pelos de animais. “Os cabelos agarram o óleo nas ondas e fazem com que elas saiam limpas, afirma Lisa Gautier, co-fundadora da empresa, à rádio pública norte-americana National Public Radio.

De acordo com Lisa, todo o estoque de cabelo da empresa, 181 toneladas, está sendo direcionado para a limpeza do Golfo do México. Vários salões de beleza estão doando seu lixo para a fabricante conseguir atender à demanda. O problema de escassez, agora, é com o nylon, já não tão na moda como antes. Por sorte, em São Francisco, a comunidade travesti ainda faz uso do material, e também está ajudando com doações.


--------------------------------------------------------------------------------

Este conteúdo foi publicado em 10/05/2010 do sítio Revista Galileu. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário