Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Embalagem plástica que dissolve na água

Domingo, Outubro 25, 2009
Embalagem plástica que dissolve na água - CR

Na edição de novembro da revista Creative Review é apresentada uma embalagem plástica muito especial: ela dissolve na água!!!

Isso mesmo: o plástico dissolve na água! É só tirar a revista da embalagem e colocar o plástico na água e fim!




O material hidro-degradável não contém resíduos tóxicos, e segundo a CR, você pode até beber a água (apesar do gosto horrível).


A embalagem foi desenvolvida pela empresa britânica Cyberpac. Segundo os desenvolvedores a embalagem é a partir de um substrato hidro-degradáveil, que é 5 vezes mais forte do polietileno normal. É um polímero biodegradável solúvel na água, ainda é totalmente biodegradável em um ambiente de compostagem, em uma máquina de lavar louça ou em uma máquina de lavar. Não tem resíduos nocivos.

É degradado por microrganismos, fungos e leveduras. Estes organismos podem ocorrer tanto em ambientes artificiais, como digestores anaeróbios, lamas ativadas e compostagens e ambientes naturais, tais como sistemas aquáticos e do solo. Os microrganismos o usam como fonte de alimento, produzindo uma variedade de enzimas que são capazes de reagir com a embalagem. No final, o saco se torna dióxido de carbono, água e biomassa.
Quer saber mais? Vai no site da CR.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ciclos biogeoquímicos - Biologia



Bio = bióticos.
Geo = Abióticos
Químicos = elementos químicos

Via característica de circulação dos elementos químicos entre os compartimentos bióticos e abióticos.

Compartimentos dos Ciclos Biogeoquímicos

. Pool reservatório: abióticos; tempo de residência é maior; possui sempre maior quantidade dos elementos estudados; menos dinâmico e o movimento é menor; (mundo físico).
. Pool lábil: biótico; tempo de residência é menor; se degrada mais rapidamente; mais dinâmica e o movimento é maior; (seres vivos).

Classificação dos Ciclos Biogeoquímicos

. Gasoso: pool reservatório na atmosfera.
. Sedimentar: pool reservatório nas rochas ou solos.
. Misto: pool reservatório se divide em dois ou mais componentes.

CICLO DA ÁGUA


Classificação - misto: oceanos e geleiras.

Processos envolvidos:

1) Evaporação – manda uma quantidade muito alta de água para a atmosfera, circuito ladeira acima.
2) Transpiração – manda uma quantidade muito baixa de água para a atmosfera, é o único que tem participação dos seres vivos (plantas), circuito ladeira acima.
3) Precipitação Pluviométrica – mais conhecida como chuva, circuito ladeira abaixo.

A evaporação é o processo controlador do ciclo da água.
A evaporação nos oceanos é referente a 1.000 e a precipitação pluviométrica é referente a 900.
A evaporação nos continentes é referente a 400 e a precipitação pluviométrica é referente a 500.

CICLO DO OXIGÊNIO



1 - O O2 é utilizado na respiração aeróbica das plantas e animais, formando moléculas de água.
2 - A água formada na respiração é eliminada para o ambiente através da transpiração, da excreção e das fezes, em parte utilizada em processos metabólicos. 3 - Dessa forma, seus átomos de oxigênio acabam incorporados à matéria orgânica e podem voltar à atmosfera pela respiração e pela decomposição do organismo, que produzem água e gás carbônico.
4 - O CO2 atmosférico é utilizado no processo de fotossíntese.
5 - Os carbonos e os oxigenados presentes no gás carbônico passam a fazer parte da matéria orgânica do vegetal, e tanto a respiração como a decomposição dessa matéria orgânica restituirão o oxigênio à atmosfera, na forma de água e gás carbônico.
6- A água utilizada pelas plantas na fotossíntese é quebrada, e seus átomos de oxigênio são liberados para a atmosfera na forma de O2.

A principal fonte de oxigênio são as plantas, através da fotossíntese, mas até os vulcões contribuem para sua formação, quando liberam vapores de água na troposfera.

Na atmosfera é encontrado sob as formas de oxigênio molecular (O2), dióxido de carbono (CO2), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de enxofre (SO2), entre outras.

A maior quantidade de oxigênio, cerca de 99,5% se mantêm concentrada na litosfera, principalmente na crosta e no manto. É vinculado ao carbono produzido na fotossíntese, com metais como, por exemplo, ferro e óxidos no solo em processos de decomposição, com raios ultravioletas na estratosfera sob forma de ozônio, com o hidrogênio quando as plantas iniciam o processo de respiração formando moléculas de água e outras.



CICLO DO CARBONO




Classificação – misto

Pool Reservatório – CO2 atmosférico e depósitos fósseis.

Processos envolvidos na circulação do Carbono.

1) Assimilação (fotossíntese) – as plantas assimilam o CO2 da atmosfera (inspiração).
2) Desassimilação – o carbono retorna para a atmosfera (expiração).
3) Troca Física – as plantas utilizam o CO2 dissolvido da água, o carbono é dissolvido na água através do gradiente de concentração e as plantas assimilam eles.
4) Sedimentação – tem a formação dos depósitos fosseis que são restos de matéria orgânica que não sofreu decomposição.
5) Combustão – é um processo artificial de exploração de depósitos fosseis que coloca um carbono que não está em circulação que deveria estar aprisionado em depósitos fósseis. Ex: na floresta.

Obs: o Carbono na forma de combustíveis fósseis, que são restos de matéria orgânica se chama detritos orgânicos que não estão mais em composição porque foi soterrado, se sedimentando.


EFEITO ESTUFA




CICLO DO NITROGÊNIO


Classificação – gasoso (pool reservatório na atmosfera em forma de N2).

O Ciclo do Nitrogênio possui quatro etapas:

1. Fixação Biológica do Nitrogênio, a saída de N2 do pool reservatório.

N2 → NH3 (amônia)

O Rhizobium (solo), a Azobacter (solo) e a Cianobactéria (mar) não promovem associação com nenhum outro organismo.
O Rhizobium vive em associação de algumas espécies das famílias das leguminosas, eles formam nódulos e pega os N2 da atmosfera e passa para as plantas e as plantas dá energia para o Rhizobium e ele tem vantagem competitiva e a planta também utiliza o O2 do solo.

2. Amonificação

N (orgânico) → NH3

É liberado no meio através dos produtos de excreção.

3. Nitrificação

NH3 → NO2 (nitrito)

Só acontece em meio de aerobiose, ou seja, na presença de O2 no meio então o meio tem que estar aeróbico.
Eles (Nitrossomonas e Nitrosococcus) transformam amônia em nitrito. A nitrossomona é liberado no solo e o nitrisococcus no mar.

NO2 → NO3 (nitrato)

Eles (nitrobacter e nitrococcus) transformam nitrito em nitrato. A nitrobacter é liberado no solo e o Nitrococcus é liberado no mar.

Obs: o Nitrato é o produto final da nitrificação

4. Denitrificação

NO3 → N2

A transformação de nitrato em nitrogênio acontece através das atividades das Pseudomonas. O meio tem que estar em anaerobiose, ou seja, o meio só tem que estar sem O2.



Eutrofização ou Eutroficação



Começa num ambiente de água parada com um aumento na concentração no Nitrogênio de forma artificial que acaba gerando aumento na biomassa vegetal e vai acabar acarretando maior produção de matéria orgânica, onde falta o oxigênio e a morte dos organismos.

Ex: fertilizantes colocados no solo e esgotos.


CICLO DO FÓSFORO




Classificação – Sedimentar (pool reservatório está nas rochas)

(1) Intemperismo – transformação sofrida pelas rochas que libertam fosfato no ambiente.

(2) Assimilação – fosfato liberado no ambiente e as plantas assimilando fosfato.

(3) Decomposição – as plantas e os animais que comerão as plantas quando entram em decomposição liberam fosfato no ambiente.

O fosfato vai parar no ambiente marinho quando o solo sofre erosão através da chuva que vai parar nos rios e os rios levam essas águas até as águas do mar.
Adsorção é a ligação dos nutrientes as partículas do solo.


CICLO DO ENXOFRE





O enxofre é encontrado no solo em combinações de sais de sulfato, sulfetos e minério. Nas proximidades de vulcões, o enxofre é encontrado na sua forma original, razão pela qual há muitas unidades de exploração nestas regiões. O ciclo do enxofre compreende 6 etapas básicas:

a) As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos
b) Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos;
c) Os seres vivos se alimentam das plantas;
d) microorganismos decompõe os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio;
e) o enxofre é extraído do sulfeto por bactérias e microorganismos;
f) sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o oxigênio

A Biologia explica o homossexualismo...


A biologia explica dois novos estudos reforçam a hipótese de que as causas da homossexualidade são biológicas Marcela Buscato.
A ciência procura há décadas as origens do comportamento homossexual. O tamanho dos dedos das mãos, a tendência para ser canhoto ou destro e até a direção em que os cabelos nascem já foram cogitados como diferenças físicas entre gays e heterossexuais. Pesquisadores suecos conseguiram mostrar pela primeira vez que algumas partes do cérebro de homossexuais podem realmente funcionar de maneira semelhante ao cérebro de uma pessoa do sexo oposto. Cientistas do Instituto do Cérebro de Estocolmo, na Suécia, usaram técnicas de tomografia para analisar o cérebro de 50 voluntários - entre heterossexuais e homossexuais de ambos os sexos. Eles descobriram que uma área ligada às emoções, chamada amígdala, é ativada da mesma maneira tanto nos homens quanto nas lésbicas. E que outro padrão é encontrado nas mulheres e nos homens gays.
A equipe da neurobióloga Ivanka Savic também submeteu 90 pessoas a exames de ressonância magnética para medir o tamanho de cada uma das metades do cérebro. Mais uma vez houve correspondência entre homossexuais e o sexo oposto. Assim como os homens, as lésbicas têm o lado direito do cérebro maior do que o esquerdo. Já mulheres e gays têm as duas metades simétricas.“Os resultados não significam que gays têm um cérebro feminino nem que lésbicas possuem um cérebro masculino”, diz Qazi Rahman, da Queen Mary University, um dos mais influentes pesquisadores do Reino Unido na área. “Os gays têm o melhor dos dois mundos: um cérebro com características masculinas e femininas.”
Imagens mostram que áreas ativadas pela amígdala são as mesmas no cérebro dos homens e das lésbicas. Também há correspondência entre circuitos acionados no cérebro de mulheres e homens gays.
O estudo foi recebido como uma das mais fortes evidências de que a causa da homossexualidade também é determinada biologicamente e não apenas por uma escolha pessoal, moldada por experiências de vida. “A anatomia do cérebro não é tão plástica a ponto de as mudanças relatadas no estudo ocorrerem durante a vida adulta”, diz o neurocientista Jorge Moll Neto, coordenador do Núcleo de Neurociências da Rede Labs D’Or. Os pesquisadores suecos acreditam que as diferenças tenham sido moldadas ainda no útero materno. Já se sabe que a assimetria entre os hemisférios é formada entre o trimestre final da gravidez e logo após o nascimento. Para tentar confirmar a suspeita, agora Ivanka Savic estuda se a presença dessas características no cérebro de bebês poderá predizer qual será a orientação sexual desses futuros adultos.

A nova pesquisa pode ser mais um passo na busca pelas causas da homossexualidade, mas não responde a uma das perguntas mais intrigantes da ciência. As características dos cérebros dos homossexuais seriam determinadas pela ação de genes específicos, os famosos genes gays? Ou poderiam ser explicadas pela ação, ainda no útero, de hormônios relacionados à diferenciação sexual?

Enquanto não há resposta, outro estudo divulgado esta semana reforçou a idéia de que a homossexualidade faz sentido até do ponto de vista da seleção natural. Algumas linhas de estudo supõem que, quando presentes em mulheres, as supostas características genéticas gays aumentariam a fertilidade. Usando modelos matemáticos, o pesquisador italiano Andrea Camperio Ciani teria comprovado que mulheres da família de gays compensariam com vantagem os poucos filhos que eles teriam. E quanto mais descendentes, melhor para a espécie. Nesse caso, a matemática também explica

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

12 de outubro - Dia do Mar















Nada melhor do que homenagear esse dia com essa imagem belissíma do Mar de Fernando de Noronha...
"O mar falou-me da sua grandeza, dos tesouros que nele se escondem, dos animiais que nele habitam,das forças que o agitam. E eu falei-lhe da importância que tem para mim..."

domingo, 11 de outubro de 2009

Curiosidades...

MICROESCRAVOS FAZEM CHIPS

A equipe de Jan Liphardt, da UC Berkeley, Estados Unidos, quer criar bactérias escravas para ajudar a produzir microchips em nanoescala. Elas teriam só o genoma necessário para desempenhar algumas tarefas.
DE VILÃ A HEROÍNA
Cientistas do Instituto do Câncer Roswell Park, nos Estados Unidos, descobriram que a salmonela (causadora de intoxicações alimentares) pode proteger contra a radiação. O segredo é uma proteína presente no flagelo da bactéria.
ROUPAS LIMPÍSSIMAS
É possível que, no futuro, o tecido das roupas contenha variantes de E. coli, desenvolvidas para comer as proteínas do suor que causam mau cheiro. A evolução dessa tecnologia poderia resultar em vestimentas autolimpantes.

Chocolate que enibe o apetite!!! Acredita???






Uma empresa da Espanha afirma ter inventado um chocolate que inibe o apetite.

A novidade é uma mistura de cacau, jojoba e a alga espirulina que, segundo seus criadores, produz no organismo, de maneira natural, uma sensação de apetite saciado após o consumo de apenas um ou dois bombons de 15 gramas cada.

A empresa Disnatural é especialista em cosméticos naturais, mas há dois anos investiga a fórmula do chocolate com inibidor.

Para este produto, contou com a ajuda culinária do chef francês Juan Lambert e da engenharia bioquímica. O resultado final tem a aprovação do Instituto Tecnológico Agroalimentar da Espanha. Hormônios Segundo o fabricante, a combinação bioquímica dos ingredientes incentiva a produção da fenilalanina, um aminoácido presente no cérebro que ativa neurotransmissores como a colecistocinina (CKK).

A CKK, um hormônio gastro-intestinal, estimula a secreção de enzimas e envia mensagens ao cérebro e ao aparelho digestivo como um aviso de que o corpo já está saciado, eliminando assim o apetite.

Armando Yañez, professor de química da Universidade de Alicante e um dos criadores do novo produto, disse à BBC Brasil que o chocolate saciante "é tão simples e gostoso como qualquer bombom, só que ajuda o organismo a saber a hora de parar." "Com ele não há gula", afirmou. Segundo o professor, o ideal é comer o chocolate entre 45 minutos e uma hora antes das refeições para equilibrar as funções digestivas. Verdes A empresa não tem mais produtos na linha de alimentos, mas investiga há 15 anos as propriedades da micro-alga espirulina. "Nossa preocupação sempre foi a de só usar produtos naturais. Assim fomos buscando as substâncias da natureza e sua resposta dentro do metabolismo", explicou Yañez.

"Nesta combinação entram os antioxidantes do chocolate; a semente da jojoba, de onde extraímos outra substância com propriedades digestivas e que também ativa a inibição do apetite; e a espirulina, que estimula a fenilalanina".

O professor disse que o novo chocolate tem um sabor um pouco mais forte do que os tradicionais e uma cor esverdeada por causa da alga.

"Mas garanto que é gostoso. O sabor e o aroma habituais do chocolate estão comprovadíssimos." Os bombons com inibidores de apetite entrarão no mercado espanhol na próxima Páscoa em três opções de sabores: chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate praliné recheado com amêndoas.

Fonte: UOL

domingo, 4 de outubro de 2009

Tecido Epitelial


Photo Cube

TECIDO EPITELIAL

Características
O Tecido Epitelial (TE) possui algumas características essenciais que permitem a sua diferenciação de outros tecidos do corpo. Ocorre uma justaposição das suas células poliédricas. Esta forma pode ser justificada pela pressão exercida por outras células e a ação modeladora do citoesqueleto; a justaposição das células pede ser explicada pela pequena quantidade ou mesmo ausência de matriz extracelular. A grande capacidade de coesão entre as células é outra característica e ocorre devido a especializações de membrana (ver adiante) e ao glicocálix. O TE é avascularizado, fazendo da presença de lâmina basal indispensável à sua nutrição.






Um pescador indonésio que sofre de um raro problema genético, consegue tratamento médico.

Dede, atualmente com 35 anos, deixou os médicos perplexos quando verrugas em forma de "raízes" começaram a crescer nos seus braços e pés, após ele cortar o joelho em um acidente na adolescência. As raízes se espalharam por todo o seu corpo, deixando-o incapaz de executar as tarefas mais corriqueiras do dia-dia.

Um especialista americano, voou até sua aldeia, ao sul da capital Jacarta e afirmou ter identificado a causa do problema, e propôs um tratamento que pode transformar sua vida.

Após apurar o resultado das amostras de sangue, o Dr. Anthony Gaspari da Universidade de Maryland concluiu que a sua angústia é causada pela Human Papilloma Virus (HPV), uma infecção bastante comum que geralmente provoca pequenas verrugas. Porém, o problema de Dede é causado por uma anomalia genética rara, que inibe o seu sistema imunológico, o que significa que o seu organismo não é capaz de conter as verrugas.
Dr Gaspari, que conheceu o caso através de um documentário do Discovery Channel, acredita que a condição de Dede pode ser totalmente alterada com o uso de doses diárias de uma fórmula sintética de vitamina A, que tem se mostrado extremamente eficaz no combate ao crescimento das verrugas, em casos graves de HPV.

Dr Gaspari ainda concluiu: "Ele não tem um corpo perfeitamente normal, mas as verrugas deverão reduzir de tamanho ao ponto em que ele possa usar as mãos sem problemas".