Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

BIOTECNOLOGIA NA MÍDIA - TRABALHO DO 3º ANO


BIOTECNOLOGIA NA MÍDIA

                          Exposição e análise de reportagens sobre biotecnologia

Fonte: Ser Protagonista/Livro de Biologia Ensino Médio/ 3º ano/edições SM/ páginas 132 e 133.  Organizadores: Fernando Santiago dos Santos/João Batista Vicentin Aguilar/Maria Marta Argel de Oliveira

1.      O que você vai fazer:
Você e seus colegas vão montar uma exposição com reportagens sobre temas relacionados à biotecnologia. As reportagens são o ponto de partida para a elaboração de uma exposição sobre o impacto das descobertas da biotecnologia na sociedade.
A genética é uma das ciências que fazem parte de pesquisas biotecnológicas. Muitas dessas pesquisas suscitam questões polêmicas. Por exemplo, é lícito utilizar células de embriões humanos em pesquisas científicas?É perigoso modificar o genoma de outras espécies? Seria ético criar clones de seres humanos se fosse possível?
Decisões como essas afetam a vida de todas as pessoas e por isso devem ser discutidas por diversos setores da sociedade. Além de pesquisar, também cabe aos cientistas informar os riscos e benefícios de cada nova técnica desenvolvida. É importante que as pesquisas sobre biotecnologia sejam noticiadas nos meios de comunicação. Mas não basta apenas divulgar, também é preciso que as implicações dessas técnicas sejam compreendidas e debatidas pelo maior número possível de pessoas. Esse é o objetivo deste projeto.

2.      Preparação:

A classe deve ser dividida em equipes de quatro ou cinco integrantes. Cada equipe vai pesquisar reportagens que abordem algum aspecto de biotecnologia ou alguma pesquisa genética. O plantio e o consumo de alimentos transgênicos e a pesquisa com células-tronco embrionárias, por exemplo, são alguns assuntos freqüentes nos meios de comunicação. Você pode selecionar outros relacionados ao assunto.
Cada grupo deve escolher uma reportagem diferente, e os grupos devem conversar entre si para garantir que assuntos variados sejam abordados.
Busque textos publicados em jornais, revistas ou sites. Ao escolher as reportagens, procure selecionar aquelas que atendam aos critérios seguintes:
- O tema envolve processos  biotecnológicos que são desconhecidos do público em geral?
- O tema envolve questões éticas ou legais?
- O tema é polêmico? Existem argumentos favoráveis e desfavoráveis em torno dele?

3.      Desenvolvimento:

Depois de escolher a reportagem, o grupo deve ler o texto cuidadosamente, buscando trechos que tragam informações sobre genética ou que tratem de questões éticas e polêmicas. Esses trechos podem ser destacados com um marca-texto; se preferir, tire fotocópias ampliadas da reportagem para facilitar esse trabalho. ( não esquecendo de colocar a fonte da reportagem).

Análise de reportagem: Em seguida o grupo deve analisar cada trecho da reportagem e julgar se as informações apresentadas são suficientes para que o leitor compreenda os aspectos biológicos do texto. Muitas vezes, por limitação de espaço, as reportagens trazem informações muito curtas ou resumidas.
Lembre-se de que as notícias de jornais, revistas e sites são escritas para o público geral, que muitas vezes não conhece conceitos como células –tronco ou DNA.
Elaboração de comentários:  O grupo vai redigir explicações ou comentários para tornar certos trechos da reportagem mais claros e compreensíveis para o público.
A intenção é expor os conhecimentos científicos de maneira acessível. Para isso,a linguagem deve ser clara e objetiva. Cuidado para não distorcer as informações nem as tornar excessivamente complexas ou simplificadas demais.
Como em geral esse tipo de artigo gera alguma polêmica sobre ética, o grupo também deve montar os pontos positivos e negativos do assunto tratado, a fim de ajudar o leitor a posicionar-se sobre a questão.
 
1.      Apresentação:

O grupo deve confeccionar um mural, que será exposto na escola. Colem a reportagem (ou uma fotocópia ampliada dela) em uma cartolina ou papel Kraft. Ao lado de reportagem, colem as explicações ou os comentários que o grupo escreveu. Com uma caneta, liguem cada explicação ao trecho ao qual se refere.
Os murais confeccionados pela classe devem ser expostos dentro da escola e no blog STE SIDRONIO.

2.      Avaliação do Projeto: 

Durante a exposição os estudantes serão avaliados pelos trabalhos confeccionados, apresentados, explicados ao público em geral e  desenvoltura  em sanar dúvidas através dos comentários que  possam postar  no blog  em relação a reportagem.